A LG Electronics anunciou planos de expandir a produção de eletrodomésticos no Brasil. A partir do primeiro trimestre de 2026, a empresa sul-coreana dará início à fabricação de refrigeradores na cidade de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, Paraná. O investimento inicial previsto para a nova fábrica da LG é de aproximadamente R$ 1,29 bilhão, que pode chegar a R$ 1,55 bilhão. Segundo Daniel Song, presidente da LG no Brasil e executivo-chefe para a América Latina, a iniciativa visa fortalecer a presença da empresa no mercado brasileiro. “Primeiro, focaremos em refrigeradores”, afirmou Song, que também mencionou planos para produzir lavadoras e secadoras de roupa na mesma unidade. Atualmente, a maioria dos refrigeradores da LG vendidos no Brasil é importada de países como Indonésia, China, Coreia do Sul e México.
Além de atender à demanda local, a LG considera a possibilidade de exportar parte de sua produção para a Argentina, aproveitando a nova política comercial do presidente argentino, Javier Milei, que favorece a importação de produtos. A localização da nova fábrica da LG em Curitiba é estratégica para facilitar o acesso aos mercados argentinos. A LG já possui uma infraestrutura no Brasil, com uma nova fábrica da LG em Manaus que produz TVs, computadores, fornos micro-ondas e aparelhos de ar-condicionado. Em Taubaté, São Paulo, a LG mantém instalações de atendimento e manutenção desde 2021, quando cessou a produção de celulares globalmente. Em abril deste ano, a LG também lançou o LG Family Club, um programa de relacionamento desenvolvido para estreitar o contato com os consumidores brasileiros. “Pensamos em uma forma de ter um contato mais direto com os consumidores”, explicou Song, que criou o programa em 2016 no Peru e depois o expandiu para o México em 2021. O programa oferece informações detalhadas sobre produtos, tutoriais em vídeo e canais de contato direto, como um site e um canal no WhatsApp. Nos resultados financeiros do primeiro trimestre de 2024, a LG Electronics reportou um lucro global de 585,4 bilhões de wons sul-coreanos (aproximadamente US$ 426 milhões), um aumento de 24,2% em relação ao ano anterior. A receita consolidada alcançou 21,09 trilhões de wons sul-coreanos (US$ 15,4 bilhões), com um crescimento de 3,4%. A divisão de linha branca e condicionadores de ar foi responsável pela maior parte dessa receita, gerando 8,6 trilhões de wons sul-coreanos, um aumento de 7,2% em relação ao ano passado. A divisão de entretenimento doméstico, que inclui TVs, registrou receita de 3,5 trilhões de wons sul-coreanos, com um aumento de pouco mais de 4%. Apesar de uma queda na demanda global por eletrodomésticos no primeiro semestre, a LG prevê um aumento na segunda metade do ano. A empresa enfrentou uma queda de 1,74% no valor de suas ações na bolsa de valores de Seul na última quinta-feira, fechando a 90,6 mil wons sul-coreanos por ação.
Este artigo LG irá investir R$ 1,55 bilhão em nova fábrica no Brasil, foi referenciado anteriormente no blog Economic News Brasil – Notícias Sobre Economia e Negócios