Você está visualizando atualmente Como plantar salsinha em casa: um guia prático e divertido

Como plantar salsinha em casa: um guia prático e divertido


Como plantar salsinha em casa

Você sabia que a salsinha é uma das ervas mais usadas na culinária brasileira? Ela dá um toque especial em diversos pratos, como saladas, sopas, molhos, carnes e até sucos. Além de saborosa, a salsinha também é muito nutritiva e benéfica para a saúde.

Mas você não precisa comprar salsinha no mercado ou na feira toda vez que quiser usar essa erva. Você pode plantar salsinha em casa, de forma fácil, rápida e econômica. Assim, você terá sempre salsinha fresca e orgânica à sua disposição, sem agrotóxicos ou conservantes.

Neste artigo, vamos te ensinar como plantar salsinha em casa, seja em vasos, jardineiras ou garrafas pet. Você vai ver que é muito simples e divertido ter uma mini horta de salsinha em casa. Vamos lá?

Sumário

Como plantar salsinha em casa em vasos

Uma das formas mais comuns de plantar salsinha em casa é em vasos. Você pode usar vasos de cerâmica, plástico ou barro, desde que tenham furos na base para drenar a água. O tamanho do vaso deve ser grande o suficiente para comportar a raiz da salsinha, que pode chegar a 50 cm de profundidade.

Para plantar salsinha em vasos, você vai precisar de:

  • Sementes de salsinha (você pode comprar em lojas de jardinagem)
  • Terra preparada (você pode misturar terra comum com substrato orgânico ou húmus de minhoca)
  • Pedrinhas, cacos de tijolo ou argila expandida (para fazer a camada de drenagem no fundo do vaso)
  • Feltro, areia ou fibra de coco (para cobrir a camada de drenagem e evitar que a terra saia pelos furos do vaso)

O passo a passo para plantar salsinha em vasos é o seguinte:

  1. Primeiramente, coloque as sementes de salsinha de molho em um copo com água por 24 horas. Isso vai acelerar a germinação das sementes.
  2. Em seguida, faça uma camada de drenagem no fundo do vaso, usando as pedrinhas, os cacos de tijolo ou a argila expandida. Cubra essa camada com o feltro, a areia ou a fibra de coco.
  3. logo depois, preencha o vaso com a terra preparada, deixando uns 2 cm de borda livre.
  4. Faça pequenos buracos na terra, com cerca de 0,5 cm de profundidade e 10 a 15 cm de distância entre eles.
  5. Por fim, coloque as sementes de salsinha nos buracos e cubra com uma fina camada de terra.
  6. Regue o vaso com cuidado, sem encharcar a terra. Mantenha a terra úmida, regando todos os dias ou sempre que notar que está seca.
  7. Por último, coloque o vaso em um local que receba pelo menos 4 horas de sol por dia, de preferência pela manhã. Pode ser na varanda, no terraço ou na janela.

A salsinha deve começar a germinar em cerca de duas semanas. Quando as mudas estiverem com uns 10 cm de altura, você pode começar a colher as folhas, cortando com uma tesoura ou uma faca. Não arranque as folhas com as mãos, pois isso pode danificar a planta.

Plantando salsinha em garrafas pet

Se você não tem vasos em casa, não se preocupe. Você pode plantar salsinha em garrafas pet, aproveitando um material que iria para o lixo e contribuindo para o meio ambiente. Você vai precisar de:

  • Garrafas pet de 2 litros
  • Tesoura ou estilete
  • Furador ou prego
  • Barbante ou arame
  • Sementes de salsinha
  • Terra preparada

O passo a passo para plantar salsinha em garrafas pet é o seguinte:

  1. Antes de tudo, corte a parte superior das garrafas pet, descartando o gargalo e deixando a parte inferior com uns 15 cm de altura.
  2. Faça vários furos na base das garrafas pet, usando o furador ou o prego. Esses furos vão permitir a drenagem da água.
  3. Em seguida, faça dois furos nas laterais das garrafas pet, perto da borda. Esses furos vão servir para passar o barbante ou o arame e pendurar as garrafas.
  4. Logo depois, preencha as garrafas pet com a terra preparada, deixando uns 2 cm de borda livre.
  5. Siga os mesmos passos do plantio em vasos: coloque as sementes de molho, faça os buracos na terra, plante as sementes, cubra com terra e regue com cuidado.
  6. Por fim, passe o barbante ou o arame pelos furos laterais das garrafas pet e faça um nó nas pontas. Você pode pendurar as garrafas em um varal, em uma grade ou em um suporte de sua preferência.
  7. Por último, coloque as garrafas em um local que receba pelo menos 4 horas de sol por dia, de preferência pela manhã.

A salsinha deve começar a germinar em cerca de duas semanas. Quando as mudas estiverem com uns 10 cm de altura, você pode começar a colher as folhas, cortando com uma tesoura ou uma faca.

Dúvidas comuns sobre como plantar salsinha

Agora que você já sabe como plantar salsinha em casa, vamos responder algumas dúvidas comuns sobre o cultivo dessa erva. Confira.

A salsinha pode ser plantada em qualquer época do ano, mas é melhor evitar os meses de temperaturas muito altas ou muito baixas, como o verão e o inverno. A salsinha prefere um clima ameno, entre 10°C e 22°C.

Faça adubação, aplique um adubo orgânico, como húmus de minhoca, uma vez por mês, para estimular o crescimento e a produção de folhas.

A salsinha não precisa de poda, mas você pode retirar as folhas secas ou amareladas, que podem indicar falta de água ou de nutrientes. Você também pode retirar as flores que surgirem na planta, pois elas reduzem a qualidade das folhas.

Visto que a salsinha é uma planta resistente, mas esporadicamente pode ser atacada por pragas como pulgões, lagartas e cochonilhas, ou por doenças como fungos e bactérias. Para evitar esses problemas, mantenha a terra sempre úmida, mas não encharcada, e evite o excesso de adubação. Você também pode usar inseticidas ou fungicidas naturais, como calda de fumo, calda de sabão ou óleo de neem, para combater as pragas e as doenças.

Conclusão

Plantar salsinha em casa é uma ótima forma de ter uma erva fresca, saborosa e saudável sempre à mão. Você pode plantar salsinha em vasos, jardineiras ou garrafas pet, seguindo os passos que ensinamos neste artigo. Você vai ver que é muito fácil e divertido ter uma mini horta de salsinha em casa.

Siga Receitinhas da Vovó Ana no Google Notícias e receba as melhores receitas que estão bombando no momento em primeira mão.

Veja também outras deliciosas receitas:

Veja mais receitas rápidas e práticas

Compartilhe nosso conteúdo!!

Quantas estrelas ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐esta receita merece?

Esta publicação Como plantar salsinha em casa: um guia prático e divertido foi referenciada pela primeira vez no blog Receitinhas da Vovó Ana.

Visited 31 times, 1 visit(s) today