Você está visualizando atualmente Aglaonema ‘Silver Bay’: Folhagem Para Decoração Interna

Aglaonema ‘Silver Bay’: Folhagem Para Decoração Interna

  • Categoria do post:Jardinagem / RDA
Aglaonema silver bay

As Aglaonemas compreendem um grupo de plantas com aspecto muito decorativo que encantam por suas folhas desenhadas e seu cultivo simples. A Aglaonema ‘Silver Bay’ é uma planta de interior popular com aparência elegante e moderna, e que tem uma boa facilidade de adaptação em espaços internos.

Sumário

Sobre a Aglaonema ‘Silver Bay’

Nativa das regiões tropicais da Ásia, a Aglaonema ‘Silver Bay’ pertence à família Araceae. E embora essa seja um híbrido de outras espécies de Aglaonema, ela mantém seu atrativo de folhas desenhadas assim como os cultivares existentes.

Suas folhas são pontiagudas em formato de flecha, com a borda verde escuro variando entre o cinza e o amarelado. O centro tem tons bem claros e brilhantes de verde ou quase branco, o que leva ao sugestivo nome de “silver” ou prata.

As folhas surgem do centro da planta enroladas, o que garante um espetáculo de beleza desde o início. É uma herbácea perene e ereta, com caules curtos, atingindo cerca de 40 centímetros de altura.

Como a maioria dos membros da família Araceae, a Aglaonema ‘Silver Bay’ possui cristais insolúveis de oxalato de cálcio. Esses cristais agem como pequenos picos defensivos que causam dor e irritação. Sua toxicidade mais severa se dá através da ingestão de partes da planta, causando reações alérgicas tanto em animais quanto em humanos.

É considerada uma planta altamente simbólica na China, representando boa sorte e fortuna. Muitas vezes sendo presenteada como um símbolo de amizade.

Como Cuidar da ‘Aglaonema Bay’

A Aglaonema Silver Bay não é uma planta difícil de cuidar e seu cultivo tornou-se cada vez mais popular ao longo dos anos. Assim como outras espécies de Aglaonemas, ela é indicada para a decoração de ambientes sombreados, seja em jardins ou dentro de casa.

Luz e Temperatura

A Aglaonema ‘Silver Bay’ prefere a luz indireta, pois em seu habitat ela vive sombreada por plantas mais altas e maiores onde recebe a luz filtrada do sol. Sendo assim, quando cultivada em jardins, é excelente como forração e também em locais onde existe maior quantidade de sombra durante o dia.

Ela suporta bem tanto a luz do início da manhã como do fim de tarde. Porém, se notar as folhas queimadas, o ideal é mover sua Aglaonema para um local mais protegido da ação direta da luz solar.

Dentro de casa, ela pode crescer em áreas com pouca luz, mas para obter melhores resultados, é recomendado colocá-la perto de uma janela com luz indireta. Embora, para manter os tons claros do centro das folhas é necessário mantê-la em local muito bem iluminado. 

Evite correntes de ar. Além disso, a Aglaonema é extremamente sensível ao frio e às geadas.

Rega e Substrato

A Aglaonema ‘Silver Bay’ precisa de regas regulares para que o solo se mantenha úmido, mas não encharcado. É importante visar o equilíbrio da rega, a fim de evitar o excesso de água, pois isso pode levar à podridão das raízes muito facilmente.

Dessa forma, o recomendado é esperar até que apenas a superfície do solo esteja seca antes de regar novamente. Faça um teste com a ponta dos dedos para verificar se já é hora da rega. Afunde dois ou três centímetros seu dedo no substrato, se ele sair seco, sem terra agarrada é o momento certo para oferecer mais água à sua planta.

Existem muitas receitas de substrato que podem atender o cultivo da Aglaonema ‘Silver Bay’. Uma mistura de terra para vasos, areia grossa e esfagno garante a umidade equilibrada e ao mesmo tempo a drenagem da água.

Adubo

A Aglaonema ‘Silver Bay’ precisa ser fertilizada regularmente, especialmente durante o período de crescimento ativo, entre os meses da primavera e verão. Um fertilizante equilibrado para plantas de interior, ou para folhagens é recomendado uma vez ao mês.

Aplique o fertilizante de acordo com as instruções do fabricante, porém em plantas que estão envasadas as medidas devem ser sempre cuidadosas. O ideal é oferecer uma quantidade menor do que a indicada na embalagem, sobretudo nas primeiras vezes de aplicação.

Enfim, a Aglaonema ‘Silver Bay’ é uma planta de interior elegante e fácil de cuidar, mas precisa de cuidados adequados, incluindo regas regulares, substrato correto, luz indireta, temperatura adequada e adubação regular. Seguindo essas recomendações, você poderá desfrutar dessa planta por muitos anos.

E se você gosta de outros tons de folhagem, veja o outro artigo onde falamos da Aglaonema-Vermelha, clicando aqui.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre a Aglaonema Silver Bay? Comente se você já tem uma dessas em casa.

Esta publicação Aglaonema ‘Silver Bay’: Folhagem Para Decoração Interna foi referenciada primeiro no blog Terragam.

Visited 2 times, 1 visit(s) today