Você está visualizando atualmente Caldo Chica Doida muito Gostoso e Fácil de Fazer Veja

Caldo Chica Doida muito Gostoso e Fácil de Fazer Veja


Receita de Caldo Chica Doida muito Gostoso e Fácil de Fazer Veja - Receitas e Cozinha #1

A receita de hoje possui um nome muito particular e não se sabe a origem exata do Caldo Chica Doida, mas ele é um prato tradicionalmente associado à culinária goiana, típica do estado de Goiás, no centro-oeste do Brasil. Acredita-se que tenha surgido nas cozinhas rurais da região, onde os ingredientes utilizados no prato eram facilmente disponíveis e acessíveis.

Quanto ao curioso nome “Chica Doida”, este possui várias versões para sua origem. Uma das teorias é que o nome foi inspirado em uma mulher chamada Francisca, que era conhecida por fazer o prato de forma extremamente apimentada, deixando-o “doido”. Essa versão explica o nome peculiar do prato. Outra teoria é que o nome “Chica Doida” pode ter vindo de uma brincadeira ou apelido, referindo-se à mistura “louca” de ingredientes e sabores encontrada no prato.

Independentemente da origem do nome, o caldo Chica Doida é considerado um prato emblemático da culinária goiana e é apreciado tanto pelos locais quanto pelos visitantes da região. Sua combinação de carne suína, legumes e temperos proporciona um sabor único e reconfortante.

Sumário

Ingredientes do Caldo Chica Doida

  • 500 ml de água para bater o milho
  • 4 dentes de alho
  • 1 cebola grande
  • 150g de bacon
  • 1 espiga de milho cozida
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 5 espigas de milho verde crua
  • 600 ml de água para acrescentar ao caldo
  • 250g de peito de frango
  • 150g de queijo meia cura ou coalha ralado
  • 1 pimenta dedo-de-moça ou malagueta
  • 150g de linguiça calabresa
  • cheiro verde, pimenta-do-reino, açafrão e sal a gosto

Modo de Preparo do Chica Doida

Primeiramente, pique o alho e a cebola, corte a linguiça calabresa, o peito de frango e o bacon em cubinhos. Para deixar o caldo encorpado e ainda mais saboroso use grão de milho verde macios e suculentos.

Em seguida, debulhar os grãos das espigas de milho para bater junto com a água filtrada, no liquidificador.

Logo após, este processo, coe o caldo para retirar o bagaço do milho que você pode reservar para outras receitas.

Posteriormente, refogue a linguiça calabresa e o bacon com a cebola picada no azeite de oliva até que fiquem dourados. Acrescente a pimenta e o alho para refogar ligeiramente.

Assim, tempere o refogado com pimenta-do-reino, açafrão, sal e adicione o frango em cubos.

Então, depois que o frango estiver refogado, adicione os grãos de milho cozido.

Adicione metade do cheiro verde e o caldo de milho coado e misture tudo. Reduza o fogo e mexa uma vez ou outra para não grudar até o caldo engrossar.

Por fim, à medida que verificar que o caldo está engrossando muito, adicione um pouco mais de água e deixe cozinhar por mais 20 minutos sem parar de mexer. Acerte os temperos.

Siga a Dica do Chef

Uma ótima experiência na hora de tomar este caldo é adicionar queijo meia cura ralado ou qualquer outro queijo que preferir. Dessa forma, seu Caldo Chica Doida cremoso está pronto para ser servido e saboreado por toda família. Bom apetite!

Gostou? Veja Também Mais Receias Incríveis

Deixe nos comentários o que achou desta deliciosa receita. E se você optar por ter mais receitas maravilhosas e que sejam fáceis de fazer veja essas outras sugestões aqui abaixo. Compartilhe bons momentos do melhor da culinária com sua família e amigos.

*Atenção: ao descer a página você vai encontrar automaticamente receitas deliciosas que são super rápidas e fáceis de fazer aí na sua casa.

Esta publicação Caldo Chica Doida muito Gostoso e Fácil de Fazer Veja foi referenciada pela primeira vez no blog Receitas e Cozinha.

Visited 27 times, 1 visit(s) today