Você está visualizando atualmente Como plantar abobrinha brasileira em casa e fazer deliciosas receitas com elas

Como plantar abobrinha brasileira em casa e fazer deliciosas receitas com elas


Como plantar abobrinha brasileira

Como plantar abobrinha brasileira. Você sabia que a abobrinha brasileira é uma das hortaliças mais versáteis e nutritivas que você pode cultivar em seu jardim? Além de ser deliciosa e fácil de preparar, a abobrinha brasileira também é rica em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.

Visto que ela pode ser consumida crua, cozida, assada, frita, recheada, em saladas, sopas, bolos, pães e muito mais. É uma ótima opção para quem quer comer bem e de forma saudável.

Mas como plantar abobrinha brasileira? Será que é difícil? Quais são os cuidados necessários? Não se preocupe, neste artigo vamos responder todas essas perguntas e te ensinar o passo a passo para ter uma produção de abobrinha brasileira de dar inveja aos seus vizinhos. Vamos lá?

Sumário

Como plantar abobrinha brasileira: escolha as sementes

Primeiramente para plantar abobrinha brasileira é necessário escolher as sementes adequadas. Você pode comprar as sementes em lojas especializadas ou usar as sementes de uma abobrinha que você comprou no mercado ou na feira. O importante é que as sementes sejam de boa qualidade e estejam livres de doenças e pragas.

Em seguida, para germinar as sementes, você vai precisar de um recipiente com terra úmida e fértil. Você pode usar vasos, bandejas ou copos descartáveis com furos no fundo, para drenar o excesso de água. Coloque duas ou três sementes em cada recipiente e cubra com uma fina camada de terra. Mantenha os recipientes em um local com boa iluminação e regue diariamente, sem encharcar.

As sementes devem germinar em cerca de uma semana. Então, quando as mudas tiverem cerca de 10 centímetros de altura, você pode transplantá-las para o local definitivo.

Prepare o canteiro

O segundo passo para plantar abobrinha brasileira é preparar o canteiro onde elas vão crescer. A abobrinha brasileira é uma planta rasteira que precisa de bastante espaço para se desenvolver. Por isso, escolha um local com pelo menos um metro quadrado por planta.

Melhore a qualidade do solo adicionando composto orgânico, esterco ou húmus de minhoca. Revolva bem a terra com uma enxada ou um garfo e nivele a superfície.

Por fim, faça covas com cerca de 15 centímetros de profundidade e 30 centímetros de diâmetro, deixando um espaçamento de um metro entre elas. Coloque uma muda em cada cova e preencha com terra, apertando levemente ao redor do caule. Regue bem após o plantio.

Cuide das plantas

O terceiro passo para plantar abobrinha brasileira é cuidar das plantas para que elas cresçam saudáveis e produtivas. A abobrinha brasileira precisa de sol pleno, regas regulares e adubação periódica.

Regue as plantas pelo menos duas vezes por semana, preferencialmente pela manhã ou no final da tarde. Evite molhar as folhas para prevenir doenças fúngicas. Mantenha o solo sempre úmido, mas não encharcado.

Adube as plantas a cada 15 dias com um fertilizante orgânico líquido, como chorume ou extrato de algas. Você também pode aplicar um fertilizante granulado rico em fósforo e potássio na época da floração e da frutificação.

Colha os frutos

O quarto e último passo para plantar abobrinha brasileira é colher os frutos e aproveitar o resultado do seu trabalho. A abobrinha brasileira começa a produzir em cerca de dois meses após o plantio e pode render até 10 quilos por planta.

A colheita deve ser feita quando os frutos estiverem tenros e com a casca brilhante, antes que fiquem muito grandes e duros. Você pode usar uma tesoura ou uma faca para cortar os frutos, deixando um pedaço do talo preso a eles. Colha os frutos com frequência, pois isso estimula a formação de novos.

Em resumo, plantar abobrinha brasileira é uma atividade divertida e gratificante que pode trazer muitos benefícios para a sua saúde e para o seu bolso. Com poucos cuidados e seguindo os passos que ensinamos neste artigo, você pode ter uma horta de abobrinha brasileira em sua casa e desfrutar de um alimento saboroso e nutritivo, fazendo deliciosas receitas.

Siga Receitinhas da Vovó Ana no Google Notícias e receba as melhores receitas que estão bombando no momento em primeira mão.

Veja também outras deliciosas receitas:

Veja mais receitas rápidas e práticas

Compartilhe nosso conteúdo!!

Quantas estrelas ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐esta receita merece?

Esta publicação Como plantar abobrinha brasileira em casa e fazer deliciosas receitas com elas foi referenciada pela primeira vez no blog Receitinhas da Vovó Ana.

Visited 4 times, 1 visit(s) today