Você está visualizando atualmente Flores Para Jardim Resistentes Ao Sol

Flores Para Jardim Resistentes Ao Sol

  • Categoria do post:Jardinagem / RDA
Flores para jardim resistentes ao sol, Plumbago auriculata

Para você que quer desfrutar do colorido das flores, mas tem um jardim ensolarado e quente, separamos algumas sugestões de flores para jardim resistentes ao sol escaldante. Com os cuidados certos, você pode ter muitas flores enfeitando seu quintal, muro ou canteiro.

Cada flor precisa de algum nível de cuidado. Isso inclui água, fertilizantes, um bom solo e luminosidade. Entretanto alguns locais mais quentes do nosso país são castigados pelo sol junto com as altas temperaturas, o que pode ser demais para algumas espécies.

Veja as espécies que separamos para você escolher e desfrutar de estações coloridas e agradáveis aí na sua casa.

Sumário

Flores para Jardim Resistentes ao Sol

1 – Mandevila (Mandevilla x amabilis)

Mandevilla x amabilis

A Mandevila é uma trepadeira indicada para cercas, alambrados, pérgolas e pórticos pois ela não tem um crescimento vigoroso, entretanto seu florescimento é incrível. As flores são rosadas, com formato de funil e surgem nas extremidades dos ramos.

As folhas têm uma superfície com nervuras que criam um bonito aspecto ondulado. É uma planta que não suporta geadas, bem como temperaturas mais baixas. Ela se multiplica por sementes e facilmente também por estacas.

Precisa de um substrato enriquecido e sol pleno. Essa é uma espécie originária de melhoramento hortícola.

2 – Alho-Social (Tulbaghia violácea)

Flores para jardim resistentes ao sol, Tulbaghia violácea

O Alho-social tem folhas longas, lineares e um pouco carnosas. Seu nome popular se deve ao aroma de alho que elas exalam. Suas flores são delicadas, estreladas e surgem acima da folhagem com tons lilases.

Essa planta, quando agrupada, forma lindos conjuntos maciços, podendo ser usada também em bordaduras, assim como ao longo de passeios.

Embora precise de sol pleno para florescer, ela suporta bem o frio de regiões subtropicais.

3 – Bela-Emília (Plumbago auriculata)

Plumbago auriculata

Por causa de seus ramos longos a Bela-Emília pode ser apoiada em suportes ou colunas para crescer como trepadeira. Mas seu cultivo como cerca-viva ou em conjuntos maciços e renques formam um belo visual decorativo no jardim.

Ela atinge de 70 a 150 cm de altura, com farta brotação na base e um florescimento abundante. As flores são tubulares de tamanho pequeno e azuladas.

A Bela-Emília precisa de sol pleno e é possível o cultivo em todo o país, suportando calor extremo tanto quanto o frio da Região Sul. Aliás, pode ser podada anualmente para incentivar a renovação. Gosta de solo rico em material orgânico e deve ser irrigada periodicamente.

4 – Rosa-Miniatura (Rosa chinensis)

Rosa chinensis

Suas flores se formam durante o ano todo, mas principalmente na primavera e no início do verão. Chamadas também de Mini-rosas, a Rosa-miniatura foi obtida por um aprimoramento hortícola, que resultou em menos espinhos e flores de porte arbustivo.

As flores podem ser vermelhas, rosas, brancas ou amarelas. A planta atinge cerca de 40 centímetros de altura e fica maravilhosa quando cultivada em canteiros desenhados, bem como em grandes espaços ou como bordaduras. Além disso, são perfeitas para canteiros ao longo de muros, dos caminhos e também como cerca-viva.

5 – Ixora-Compacta (Ixora coccínea)

Flores para jardim resistentes ao sol, Ixora coccínea

A Ixora-compacta é igualmente conhecida como Hortênsia-japonesa-compacta ou ainda Mini-Ixora. Ela é uma das flores para jardim mais resistentes ao sol da nossa pequena lista.

Ela fica muito bonita como bordadura e aceita o cultivo ao longo de muros, que geralmente são locais extremamente quentes. Além disso, pode acompanhar também paredes, grades e cercas. Seu uso para cobertura de canteiros desenhados em espaços mais amplos também é muito comum.

A Ixora-compacta gosta de sol pleno, solo bem fertilizado e irrigado periodicamente. Ela alcança cerca de 50 a 80 centímetros de altura.

Sua inflorescência tem um formato arredondado e que surge nas pontas dos ramos, chamado de umbela. Tem pequenas flores vermelhas com tons alaranjados. Da mesma forma, você vai encontrar outras variedades que podem ser de cor branca, rosa ou amarela.

Enfim, essas são apenas algumas sugestões de flores, e existem muitas outras que podem adornar seu muro, jardim ou varanda ensolarados. Já falamos anteriormente sobre o assunto no artigo sobre flores resistentes ao sol, dê uma olhada lá clicando no link.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre as flores para jardim resistentes ao sol? Marque suas estrelinhas a seguir e depois compartilhe com alguém que você sabe que também gosta de flores.

Esta publicação Flores Para Jardim Resistentes Ao Sol foi referenciada primeiro no blog Terragam.

Visited 155 times, 1 visit(s) today