Você está visualizando atualmente Horta Em Espaços Pequenos: Planeje A Sua

Horta Em Espaços Pequenos: Planeje A Sua

  • Categoria do post:Jardinagem / RDA

hortas em espaços pequenos

Já pensou em ter uma horta em casa, mas não sabe por onde começar? Ou acha que não tem espaço suficiente para isso? Se você vive em uma casa com pouco espaço externo, não se preocupe. Separamos algumas dicas para guiar você nesse desafio. Criar uma horta em espaços pequenos não é tão complicado e da mesma forma, muitas famílias também estão começando essa aventura.

Se envolver com o processo de produção de alimentos não é só uma atividade prazerosa, mas também gratificante. Além de consumir hortaliças frescas, você estará proporcionando uma alimentação mais saudável para sua família.

Sumário

Dicas para você criar uma horta em espaços pequenos

Acompanhe as dicas a seguir e comece a desfrutar dos benefícios de uma horta livre de produtos químicos, cuidada e cultivada por você mesmo.

Escolha o local ideal para sua horta

A primeira coisa que você precisa fazer é escolher o local que seja ideal para sua horta. Estamos falando sobre quantidade de luz, ventilação e acesso descomplicado.

Sendo assim, certifique-se de escolher um local que receba luz solar suficiente para o tipo de hortaliça que você quer cultivar. Falaremos sobre o tempo de luz para cada espécies mais adiante.

Além de boa luminosidade, é importante que tenha um acesso simples. Por exemplo, você deve ter facilidade para alcançar todas as plantas do canteiro, tanto de um lado como de outro.

Se a horta estiver encostada em muros, planeje canteiros estreitos que possam ser alcançados a distância de um braço.

Além disso, algumas pessoas preferem o canteiro de horta elevado, já que a manutenção exige algum tempo de dedicação com o corpo curvado. Assim a horta elevada pode ser cuidada de pé, afastando possíveis dores nas costas.

Escolha as plantas certas

Depois que você escolheu o local para sua horta, observe quantas horas de sol você tem disponível nesse espaço. Isso vai influenciar diretamente no cultivo das plantas escolhidas.

A princípio, prefira cultivar apenas as hortaliças que são consumidas pela família. Mas saiba que existem cerca de 70 espécies comumente comercializadas.

Adquira sementes de qualidade e somente a quantidade necessária para o consumo. Estamos considerando aqui, que sua horta é apenas para consumo próprio. Já existem no mercado brasileiro sementes orgânicas, encontradas à venda em sites especializados.

É importante saber que algumas hortaliças se desenvolvem bem com menos tempo de luz, até mesmo na sombra. Mas as opções são reduzidas e o desenvolvimento da planta pode ser afetado. Por outro lado, algumas hortaliças precisam de no mínimo 6 horas.

Sendo assim, escolha as plantas de acordo com a luminosidade que você tem no seu jardim. Em geral, uma horta com pelo menos quatro horas de sol é suficiente para o cultivo de muitas hortaliças. Contudo, o ideal é de seis a oito horas de sol por dia.

Escolha o solo adequado

O solo, bem como a luminosidade, é um dos elementos mais importantes para o sucesso da sua horta em espaços pequenos.

Já existem no mercado diversos tipos de substratos orgânicos apropriados para a produção de mudas e cultivo de hortaliças.

Se você não conhece a qualidade do solo do seu jardim, é possível adquirir um kit que testa o solo e revela, além do pH, os níveis dos principais nutrientes presentes ali.

É importante revolver o solo com uma enxada mesmo que você vá acrescentar mais quantidade de substrato. Isso melhora a drenagem, quebra os torrões de terra e facilita o enraizamento.

Assunto Relacionado: Conheça Os Tipos De Hortaliças Para Horta Mais Consumidos

Cuide bem das regas

Manter sua horta bem regada é outro ponto importantíssimo para o crescimento e desenvolvimento saudável das plantas.

A falta de água causa baixa qualidade das mudas e reduz a fotossíntese, por outro lado o excesso prejudica a formação das raízes e aumenta a incidência de doenças nas folhas por causa da alta umidade.

O melhor horário para regar suas hortaliças é sempre ao final do dia, mas pode ser bem cedo também, antes que o sol esteja a pino. Ou seja, a planta deve receber água quando a temperatura do dia está mais amena.

Desde a semeadura até o surgimento da muda, é recomendado regar de 2 a 3 vezes ao dia. Após essa fase, a rega pode ser feita apenas uma ou duas vezes ao dia, mas com maior quantidade de água.

Planeje a adubação

Manter os nutrientes disponíveis para a planta proporciona um desenvolvimento uniforme. Prefira os fertilizantes orgânicos, pois eles são formados por matéria-prima vegetal ou animal.

Torta de mamona, esterco de animais, borra de café e húmus de minhoca por exemplo são excelentes fertilizantes naturais.

Enfim, com um bom planejamento você pode desfrutar de uma horta produtiva e com alimentos frescos.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre como planejar uma horta em espaços pequenos? Então, compartilhe com quem também gosta de cultivar seus próprios alimentos. Logo depois, marque suas estrelinhas abaixo.

Esta publicação Horta Em Espaços Pequenos: Planeje A Sua foi referenciada primeiro no blog Terragam.

Visited 6 times, 1 visit(s) today