Você está visualizando atualmente O Que É Adubo NPK E O Que Ele Faz Pela Saúde das Plantas

O Que É Adubo NPK E O Que Ele Faz Pela Saúde das Plantas

  • Categoria do post:Jardinagem / RDA
o que é adubo NPK

Entre os grupos de fertilizantes, o NPK é um dos mais conhecidos sobretudo por aqueles que cultivam plantas ornamentais em casa. Ele é um fertilizante do tipo composto que agrega vários macros e micronutrientes. Se você quer entender um pouco mais sobre o que é adubo NPK e como ele afeta diretamente a saúde das plantas, continue a leitura e entenda tudo de forma simples.

Sumário

O que é adubo NPK?

O nome NPK pode causar estranheza aos jardineiros iniciantes ou àqueles que desejam apenas nutrir sua orquídea ou jiboia em casa. Afinal, o entendimento é bem simples. As letras N-P-K representam os elementos químicos que compõem o fertilizante. O “N” representa o nitrogênio, o “P”, fósforo e o “K” representa o potássio.

De uma maneira geral, para que as plantas cresçam e se desenvolvam elas precisam de grandes quantidades desses nutrientes em todas as fases de vida.

Assim, um adubo NPK é um fertilizante que possui pelo menos os três elementos citados. Mas, dependendo do fabricante e da elaboração, pode conter alguns outros elementos adicionais.

Assunto Relacionado: Você Sabe Para que Serve o Adubo? Entenda Como Eles Agem

Qual a função do NPK para as plantas?

Cada um desses elementos desempenha uma função específica no crescimento, desenvolvimento e reprodução das plantas em geral.

  • Nitrogênio (N): o nitrogênio é responsável pelo crescimento das plantas. Ele desempenha um papel fundamental na formação de proteínas, enzimas e clorofila, essenciais para o funcionamento adequado das células das plantas. Além disso, ele atua na síntese de DNA e RNA, que são os materiais genéticos das plantas. Uma deficiência de nitrogênio pode resultar em plantas com crescimento lento, coloração amarelada das folhas e baixa produtividade.
  • Fósforo (P): o fósforo é um elemento-chave no processo de fotossíntese e na transferência de energia ao longo de todas as partes da planta. Ele é um dos principais componentes na formação de ATP (adenosina trifosfato), que é a molécula responsável pelo armazenamento e transporte de energia nas células vegetais. Além disso, ele também atua na formação de DNA, RNA e nas reações metabólicas das plantas. O fósforo é essencial para a floração e formação dos frutos. A falta de fósforo nas plantas pode levar a um crescimento lento, raízes subdesenvolvidas e baixa qualidade dos frutos.
  • Potássio (K): ao contrário do nitrogênio e do fósforo, o potássio não é usado diretamente na formação das células. Ele é responsável pela regulação dos processos biológicos, como a abertura e fechamento dos estômatos, por exemplo, regulando o balanço hídrico de toda a planta. Os estômatos são pequenas aberturas nas folhas por onde as plantas realizam a troca de gases e a transpiração. O potássio não só protege as plantas de geadas e secas, como também contribui para a resistência a doenças e pragas. A deficiência de potássio nas plantas pode resultar em crescimento lento, manchas nas folhas, flores e frutos, e baixa resistência a estresses ambientais.

Como aplicar o adubo NPK

É importante ler as instruções do fabricante, pois cada marca e tipo de adubo pode ter recomendações específicas quanto à quantidade e também forma de aplicação.

O adubo deve ser aplicado uniformemente, seja no solo ou nas partes das folhas. Entretanto, fique atento pois alguns tipos de adubo NPK tem restrição quanto à aplicação diretamente nas folhas.

Além disso, você deve ter uma atenção especial ao calcular a quantidade correta. Leve em conta a espécie, tamanho, idade e condições da planta que vai receber o adubo.

Regue a planta tanto antes quanto depois da aplicação, não só para distribuir melhor o adubo como também para evitar a queima de partes das folhas.

Enfim, o adubo NPK é fundamental para equilibrar os nutrientes dos quais sua planta precisa. Esses três elementos trabalham em conjunto para garantir o desenvolvimento saudável e produtivo das plantas.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre o que é adubo NPK? Então compartilhe com alguém que você conhece e que precisa saber um pouco mais sobre adubação de plantas de casa. Em seguida, marque suas estrelinhas abaixo.

Esta publicação O Que É Adubo NPK E O Que Ele Faz Pela Saúde das Plantas foi referenciada primeiro no blog Terragam.

Visited 47 times, 1 visit(s) today